Temporal derruba árvores, destelha imóveis e deixa bairros sem energia na região de Piracicaba; veja registros
22/09/2025
(Foto: Reprodução) Teto de academia desaba após chuva intensa em Nova Odessa (Imagens: Will Moreira/Portal de Americana)
A chuva forte, acompanhada de ventos intenso, que atingiu a região de Piracicaba (SP), na tarde desta segunda-feira (22), causoudanos, como queda de árvores, interdição de vias, interrupção de energia, alagamentos e imóveis destruídos.
Siga o g1 Piracicaba no Instagram📱
Confira, abaixo, como foi nas cidades de:
Capivari
Limeira
Nova Odessa
Piracicaba
Capivari
Avenida Itália, uma das principais vias de acesso em Capivari (SP), interditada no sentido do bairro Castelani devido chuva forte
Defesa Civil de Capivari
A Defesa Civil de Capivari afirmou que houve três quedas de árvores: uma no Engenho Velho, uma Centro e outra na avenida Itália, que foi interditada no sentido do bairro Castelani. Uma torre de comunicação, no Centro, também foi interditada.
A chuva ainda provocou interrupções no fornecimento de energia, o que comprometeu a captação, o tratamento e a distribuição de água, afirmou a prefeitura.
“Atualmente, estão parados poços semiartesianos, estações elevatórias e a Estação de Tratamento de Água 2, afetando diretamente os bairros Castelani, Jardim Elisa, Bosque dos Pinheiros e Vila Izildinha”, escreveu a administração em nota à imprensa.
Segundo o SAAE Capivari, a autarquia está em contato com a CPFL para a normalização do fornecimento de energia.
Limeira
A Defesa Civil de Limeira afirmou que houve 17 quedas de árvores em locais como:
Avenida Dr. Antônio de Luna (duas ocorrências)
Rua Antônio Rigon – Jd. Santa Eulália
Rua Antônio Prince Rodrigues – Jd. Santa Eulália
Rua Francisco Alves Filho – Jd. Aeroporto
Rua Joaquim de Campos – Jd. Res. Lagoa Nova
O órgão ainda afirmou que não houve interdições decorrentes de alagamentos.
Nova Odessa
Teto de academia em Nova Odessa (SP) caído após chuva intensa
Évellin Costa/EPTV
A prefeitura de Nova Odessa informou que a Defesa Civil estima mais de 15 destelhamentos e que a Secretaria de Meio Ambiente realizou mais de 100 remoções de galhos e árvores caídas nesta segunda-feira.
Além disso, o Bosque Manoel Jorge foi fechado para a remoção do barro que invadiu a pista de caminhada e vistoria técnica nas árvores do local. A previsão de reabertura é na terça-feira, após a conclusão dos serviços.
O teto de uma academia na Av. Ampélio Gazzetta desabou sobre os aparelhos. As paredes de vidro também desabaram. A EPTV, afiliada da TV Globo, apurou que ninguém ficou ferido na academia inaugurada há quatro meses - veja vídeo acima.
Árvore caída em Nova Odessa (SP) após chuva intensa
Defesa Civil de Nova Odessa
A prefeitura ainda afirmou que foram registrados danos, como destelhamento, na EMEB Padre Victor Facchin Canossiano, no Jardim São Manoel, e no Pronto Atendimento do Alvorada.
Piracicaba
Vento atinge 95 km/h durante chuva e Piracicaba tem quedas de árvores e alagamentos
Piracicaba registrou rajadas de vento de 95km/h, segundo a Defesa Civil. Foi a segunda maior do estado.
A Defesa Civil de Piracicaba registrou, até as 16h, a queda de 18 árvores em diferentes bairros, entre eles:
Algodoal, Artemis, Bela Vista, Castelinho, Centro, Horto de Tupi, Nova Piracicaba, Parque Peória, Piracicamirim, Vila Cristina, Vila Independência, Vila Monteiro e Vila Rezende.
Em alguns bairros, as árvores que foram derrubadas atingiram a fiação, deixando moradores sem energia.
Cabos de energia danificados em Piracicaba (SP)
Prefeitura de Piracicaba/Divulgação
Na Rua Governador Pedro de Toledo, no Centro, a força do vento danificou a proteção de um prédio em construção, que acabou derrubando fios e atingindo veículos estacionados.
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) também sofreu danos: parte do telhado do prédio do Centro Cirúrgico foi arrancada pelo vento e as vidraças ficaram destruídas.
A prefeitura afirmou que uma força-tarefa entre secretarias, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros trabalham na desobstrução de vias, remoção de resíduos e na reorganização das áreas mais atingidas.
VÍDEOS: tudo sobre Piracicaba e região
Veja outras notícias sobre a região no g1 Piracicaba